
Sobre Eder Long
Natural de Alagoinhas/Ba, Eder Long é diretor de cena, assistente de direção, cinegrafista e técnico de som com mais de 20 anos de experiência nas áreas de cinema, televisão e internet. Ao longo de sua carreira, trabalhou em diversos projetos no Brasil e no exterior, e atualmente se dedica a projetos que focam o resgate da memória negra brasileira e afro diaspórica. Sua história com o audiovisual começa ainda na adolescência, quando filmava passeios turísticos, publicidades para comerciantes locais e os eventos de Porto Seguro - BA com uma câmera SuperVHS, prestando serviço para uma pequena produtora do Sul da Bahia.
Vivendo em Salvador, entre 2002 e 2012, Eder ganhou experiência com todos os tipos de câmera e formatos de captação disponíveis, acompanhando a transição do analógico para o digital desde o princípio. Foi assistente de câmera da Núcleo Vídeo Produções, além de trabalhar com produtoras como a DocDoma, X Filmes, Truq Cine, TV e Vídeo, Malagueta, dentre outras responsáveis por alimentar a cena do cinema baiano naquele momento.
Já em São Paulo, Eder passa a atuar com televisão, realizando captação de som direto para temporadas de programas como Saia Justa (2012-2020), Chegadas e Partidas (2016), Decora (2015) e Papo de Segunda (2014) do GNT, Lugar Incomum (2016 a 2019) da Multishow, além de episódios para canais nacionais e internacionais como BBC de Londres, Discovery, ESPN e Record. Com a televisão, Eder ganha experiência internacional, atuando em países como Espanha, Nova Zelândia, República Tcheca, Estados Unidos, Chile, dentre outros.
Desde 2020, Eder tem direcionado toda sua experiência para realizar e colaborar com projetos que enfocam a narrativa de emancipação negra. Como assistente de direção, fez o videoclipe Malícia (2020), do rapper Rincon Sapiência, com direção de Beto Macedo da Tilt Filmes, e o longa Medicina Preta (2025), de Henrique Dantas da Hamaca Filmes, em fase de finalização. Eder assina a direção criativa do projeto Expedição Sankofa - o Filme, que levou 5 brasileiros negros para subir a maior montanha do continente africano, o Kilimanjaro na Tanzania, e assina a direção do seu primeiro documentário, Ritmos dos Carnavais da Diáspora (2025), gravado na Jamaica com os DJs Raiz (Ministério Público) e Leandro Vitrola da Vitrola Records.
